sábado, 27 de junho de 2009

Cidadania - Segurança Rodoviária




Depois de termos incentivado as crianças a expôr as as suas vivências e experiências, usámos a "caixinha semáforo" que fiz, para colocar várias imagens de sinais de trânsito e de regras de segurança na rua e no carro, para podermos conversar e conhecer o que as crianças já sabiam sobre o mesmo.



Ao conversar sobre este assunto eu e a minha colega apercebemo-nos que os meninos já tinham muito para nos dizer.
São muito inteligentes e já sabem imenso sobre os cuidados que devem ter ao passear na rua e enquanto vão com os papás no carro. Até já sabem dizer o significado de alguns sinais de trânsito que vêem na estrada.

Descobrimos que os sinais de trânsito informam-nos de muitas coisas. Até aprendemos que estes sinais se dividem em quatro grupos principais:



Mas mais importante ainda foi descobrir que é indispensável que existam regras de segurança ao andar na rua e no carro com os papás. Já sabiámos algumas, mas conhecemos muitas mais.

Aqui vos deixo o PowerPoint que elaborei para realizarmos com as crianças. As perguntas estão dividas pelo grupo etário, e acabámos por constatar que os meninos de três anos tiveram um pouco de dificuldade apesar de terem conseguido responder e os de cinco anos responderam com uma facilidade estonteante (apesar de ter tentado fazer perguntas relativamente dificeis para eles).

(clique aqui)


P.S. - Opinões e Sugetões para outras estratégias para as propostas que apresento são mais que bem-vindas nos Comentários.

domingo, 21 de junho de 2009

Molduras coloridas - Amizade (continuação)



Os desenhos que as crianças fizeram dos amigos ficaram autênticas obras de arte, e por serem tão especiais mereciam ser embelezados com uma moldura colorida e origial.
Como os desenhos foram em folhas A4, nada mais simples e prático que criar os limites numa folha A3 para as crianças decorarem livremente. Havia papel crepe de diferentes cores, massinhas, algodão colorido, botões, corações, lã... as molduras só podiam ficar fabulosas.

Esta actividade revelou diferentes características das crianças. Independentemente da idade, distinguiram-se crianças mais perfeccionistas, outras mais apressadas, mais organizadas ou mais simples, etc.

À tarde contámos uma história relativa à amizade. Vários animais amigos do pequeno ouriço fizeram uma carapaça para ele ser abraçado por eles. Uma história bonita, que terminou com a visita inesperada do Ouriço Lourenço, que se quis apresentar e abraçar todos os meninos.
No início estavam com um pouco de receio, mas depois confirmaram que a carapaça do Lourenço era macia e que era bom abraçá-lo.

Tenho a dizer que adoro contar histórias e adorei este momento. Senti que o meu entusiasmo passou para as crianças e que foi muito importante para nos envolvermos mais com elas. O contar da história é um momento afectivo, em que as crianças sentem que damos um pouco do nosso tempo e da nossa atenção a elas.

No final, todos os meninos mostraram as suas molduras e desenhos (já no placard) à personagem Lourenço de forma que não estava à espera. Foi uma festa e deliraram mostrar as suas molduras. (é gratificante sentir tanta alegria).



Nota: Acabámos por exagerar na quantidade de materiais para as crianças de três anos colarem, pois com esta idade as crianças ainda não organizam muito bem as suas ideias, querendo utilizar de tudo de qualquer maneira.

P.S.- Agradecimento à fantástica educadora S.C. pelas fotos que tirou e ofereceu.

Caixa Tubular


A caixa tubular serviu para colocar o Tux que fiz...

Não é a típica caixa rectangular, mas igualmente fácil de fazer.





Foi este o molde que usei :

Tux em Feltro



Quem gosta de pinguins ou simplesmente do Sistema Linux, de certo que aprecia um mimo destes.

Ofereci este Tux (mascote Linux) em feltro e pouco tempo depois foi-me pedido para fazer um igual para oferecer a uma criança.

Muito fáceis de fazer e muito engraçados para oferecer.



Desculpem o molde, mas foi feito a olho...


P.S. - Opiniões, Sugestões, etc... comentem

sábado, 20 de junho de 2009

Cidadania - Amizade

Mesmo que não se queira tratar o tema da Amizade, mas somente criar ligações mais fortes com as crianças e entre as crianças, estas actividades são muito divertidas e simples:

Parar e Cumprimentar:
Neste jogo as crianças teriam de andar livremente pela sala até que ao sinal parassem e cumprimentassem o amigo mais práximo com um "olá", um beijinho, um abraço... As próprias crianças podem dar ideias de cumprimentos. Os nossos meninos chegaram a propôr o aperto de mão e um "dá cá 5", o que fez com que se envolvessem ainda mais na actividade.

Nota: Os meninos cumprimentam os seus amigos de idades semelhantes. Colocar a regra de terem de cumprimentar um amigo de idade diferente é importante.


A Bola dos Segredos:
Conhecemos um pouco mais das crianças que, em roda e com uma bola, se iam apresentando e diziam o que gostam mais de fazer ou de brincar. A bola vai alternando aleatoriamente pelas crianças e dá permissão para estas falarem.

Nota: Este jogo pode ser aproveitado de imensas maneiras. Desta vez foi para conhecer um pouco mais sobre o que as crianças gostavam mais ou menos, mas poderemos pedir que digam palavras que comecem sempre com a mesma letra, que digam algo sobre o que aprenderam naquele dia, que digam que histórias gostam mais, etc etc e etc...


Quem será? :
Uma das crianças, com os olhos vendados no meio dos amigos, escolhe um deles para tentar adivinhar quem era tacteando e, se fosse necessário, ouvindo a voz do amigo. O mistério é um factor chave que torna jogo muito apelativo às crianças.


No final, para culminar estes momentos, é interessante pedir às crianças que desenhem os seus amigos. Os meninos com que estagiei revelaram, através destes desenhos, informações importantes sobre as crianças com que interagem mais ou ainda sobre a(s) criança(s) que têm mais influência no grupo.


P.S. - Agradecimento à educadora S.C. pelas opiniões e sugestões que deu neste dia de estágio.