
Factores de risco:
Nos actos de abuso sexual acontece uma tripla assimetria entre o agressor e a sua vítima:
1 - Assimetria de poder - agressor submete e controla a sua vítima (os pólos assimétricos são dados pelos papeis da vítima e do agressor, a idade, a força física e a maior capacidade psicológia deste);
2 - Assimetria do campo do conhecimento - o agressor contém conhecimentos mais amplos sobre as aproximações sexuais e as suas consequências;
3 - Assimetria da gratificação - o abusador procura exclusivamente satisfazer-se sexualmente, ainda que tente excitar a vítima.
Outros factores de risco
- O pouco valor social que as mulheres e meninas têm tornam o sexo feminino mais susceptível de ser abusado sexualmente;
- Vulnerabilidade social das crianças (pobreza, exclusão, promiscuidade, baixo nível de instrução, ausência de pais biológicos, conflitos familiares, entre muitos outros).
MITOS sobre o abuso sexual infantil:
- A família é, por natureza, lugar de protecção;
- Só acontece com meninas;
- Os agressores são doentes psiquiátricos ou "velhos lúbricos";
- Se ocorresse à nossa volta nós perceberíamos;
- Quando a mãe se apercebe denuncia o caso;
- O abuso infantil é pouco frequente;
...

As Consequência como indicadores:
Indicadores psicológicos - pouco específicos ainda que eles estejam ligados a mecanismos de defesa (fuga do lar, tentativas de suicídio, mentiras, auto-agressões, problemas de aprendizagem, condutas delituosas, ...).
Choro fácil por pouco motivo ou nenhum, mudanças bruscas no comportamento escolar, depressão crónica, retraimento, pesadelos e enurese, conhecimento de questões sexuais e condutas desapropriadas para a idade são outros indicadores entre muitos mais.
Indicadores físicos - lesões na zona genital ou anal, sangrando pela vagina, infecções genitais de transmissão sexual, excessivo fluxo vaginal, irritação na zona genital, ...
Nos actos de abuso sexual acontece uma tripla assimetria entre o agressor e a sua vítima:
1 - Assimetria de poder - agressor submete e controla a sua vítima (os pólos assimétricos são dados pelos papeis da vítima e do agressor, a idade, a força física e a maior capacidade psicológia deste);
2 - Assimetria do campo do conhecimento - o agressor contém conhecimentos mais amplos sobre as aproximações sexuais e as suas consequências;
3 - Assimetria da gratificação - o abusador procura exclusivamente satisfazer-se sexualmente, ainda que tente excitar a vítima.
Outros factores de risco
- O pouco valor social que as mulheres e meninas têm tornam o sexo feminino mais susceptível de ser abusado sexualmente;
- Vulnerabilidade social das crianças (pobreza, exclusão, promiscuidade, baixo nível de instrução, ausência de pais biológicos, conflitos familiares, entre muitos outros).

- A família é, por natureza, lugar de protecção;
- Só acontece com meninas;
- Os agressores são doentes psiquiátricos ou "velhos lúbricos";
- Se ocorresse à nossa volta nós perceberíamos;
- Quando a mãe se apercebe denuncia o caso;
- O abuso infantil é pouco frequente;
...

As Consequência como indicadores:
Indicadores psicológicos - pouco específicos ainda que eles estejam ligados a mecanismos de defesa (fuga do lar, tentativas de suicídio, mentiras, auto-agressões, problemas de aprendizagem, condutas delituosas, ...).
Choro fácil por pouco motivo ou nenhum, mudanças bruscas no comportamento escolar, depressão crónica, retraimento, pesadelos e enurese, conhecimento de questões sexuais e condutas desapropriadas para a idade são outros indicadores entre muitos mais.
Indicadores físicos - lesões na zona genital ou anal, sangrando pela vagina, infecções genitais de transmissão sexual, excessivo fluxo vaginal, irritação na zona genital, ...
E nós como educadoras, como deveremos agir ao sermos confrontadas com situações complicadas como estas? Depois falarei de como abordar o abuso sexual infantil no sistema educativo.
1 comentário:
Filmes educativos de Educação Sexual e prevenção em www.flaminia.pt
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