sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Abuso Infantil - Pedofilia



Como abordar o abuso sexual infantil no sistema educativo

Uma assistência adequada às crianças que são vítimas de abuso sexual requer um trabalho interdisciplinar entre a instituição educativa e as instituições legais e de saúde que são responsáveis por dar o apoio necessário.

Uma formação dos professores/educadores na temática do abuso sexual infantil é indispensável para lhes fornecer ferramentas adequadas para:
- reflectir e debater sobre o seu papel relativamente à educação sexual;
- desenvolver estratégias para implementá-la;
- receber recomendações para prevenir o abuso sexual infantil e poder dar assistência a crianças que tenham sido vítimas.

Prevenção
Prevenção primária:
- reconhecimento dos direitos sexuais das crianças (pleno respeito da integridade física do corpo humano; atingir o nível mais elevado possível de saúde sexual e reprodutiva; dispor de informação e serviços necessários; o pleno respeito do carácter confidencial destes.)
- Informação sobre os factores de risco do abuso sexual infantil.

Prevenção secundária:
- detecção precoce - reconhecer sinais e sintomas que este tipo de maus tratos apresenta.
- tratamento adequado - uma vez reconhecido o abuso, proceder com a protecção e o cuidado terapêutico da criança e, eventualmente, o recurso à via penal.

Não é conveniente que o educador aborde este processo sozinho, mas trabalhando dentro da sua instituição e em rede com outros organismos, especialmente os do sistema de saúde e o legal, e com instituições especializadas na protecção da infância.



Aproveito para agradecer a partilha da Aurora, que deixou nos comentários um site para adquirir filmes para a Educação: http://www.flaminia.pt/

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