quarta-feira, 31 de março de 2010

Quantos ovinhos encontrámos?

O coelhinho da Páscoa visitou a nossa sala! Mas o malandro escondeu todos os ovinhos que trouxe, por isso tivemos que abrir bem os olhos e estar com muita atenção para conseguirmos encontrá-los.

E conseguimos!!
Mas eram tantos!! Por isso aproveitámos para brincar com a matemática para podermos descobrir quantos ovos encontrámos e se chegavam para todos.

Como haviam quatro cores diferentes de ovos, fizemos conjuntos segundo o critério da cor para facilitar a nossa contagem:


Primeiro, contámos quantos ovos estavam em cada conjunto... foi muito fácil, todos nós conseguimos fazê-lo. Depois, adicionámos dois conjuntos, o que também não foi difícil. E por último, adicionámos todos os conjuntos, contando todos os ovos. Eram tantos ovinhos que por vezes baralhámo-nos e contámos a duplicar... mas com trabalho em equipa encontrámos estratégias para contarmos e chegámos à solução!!:



No final, registámos através do desenho os diferentes conjuntos que formámos. Também foi uma actividade complicada, mas no final mostrámos ser grandes matemáticos:


Sem comentários: