sábado, 29 de agosto de 2009

Multiculturalidade - Cultura Indígena

Pois é...
O vencedor foi o menino vermelho! Que por um voto ultrapassou a menina amarela.
A escolha foi democraticamente feita, por isso há que planear maneiras divertidas das crianças descobrirem mais coisas sobre a cultura indígena, que neste caso eu e a minha colega decidimos que fosse das zonas brasileiras.

Pesquisámos imenso e haviam inúmeras actividades para realizar!! Danças, Músicas (não só descobrir ritmos como instrumentos utilizados), receitas, contrução do vestuários e acessórios, elaboração de cabanas, etc.
Mas só algumas podiam ser realizadas, visto termos somente mais dois dias com o grupo de crianças e por escassez de materiais naquele momento.
Assim planificámos de acordo com as possibilidades.

Foram dias fantasticos!

Vimos videos de índios a falarem entre eles, a dançarem de formas diferentes e observámos o que eles vestiam e os objectos que tinham.

Depois construímos faixas de índios super coloridas! Cada criança tinha uma faixa que podias decorar com papel crepe e/ ou tecido de várias cores e no final poderiam escolher uma ou mais penas para colar na faixa. Eles adoraram e estavam fantásticos com elas!

(Esta foi a que fiz para mim)

Mais tarde ouvimos músicas indígenas, umas mais calmas e outras mais mexidas, e dançámos recriando as danças que observámos anteriormente usando as nossas faixas de índios.

Ainda noutro dia surpreendemos as crianças:
Estagiária -"O que acham que vamos fazer hoje?"
C2 - "As roupas deles!"
C2 - "Os bastões!"
C3 - "Não me digam que vamos fazer uma cabana."
Estagiária - "Hm, talvez..."

E não é que fizemos mesmo?
Construímos uma pequenina cabaninha de índio (cabiam duas crianças lá dentro)!!
Avisámos logo que não íamos fazer iguais às cabanas verdadeiras, pois íamos usar paus de árvores diferentes e um lençol para decorarmos, mas o entusiasmo não desapareceu!
Os três paus colocaram-se em forma de tripé, atados com uma corda bem forte e decorámos um lençol branco com as mãozinhas das crianças e com diversas folhas anteriormente apanhadas pelas crianças na rua.
Colocámos o lençol sobre a estrutura da cabana e voilá! Estávamos prontos para uma festa de índios!!
Pintámos riscas na cara com tinta facial de cor vermelha, colocámos as nossas faixas de índio, uma criança mostrou a sua flauta de canas que prometera trazer de casa e pusémos as músicas indígenas a tocar! Foi uma festa!
As crianças chegaram a fazer rodas, danças com pares, instrumentos improvisados (soprar em canetas de feltro para fazer sons e bater em caixas como tambores) e divertiram-se imenso!

E foi este o nosso último dia com aquele grupo íncrivel de crianças, sem dúvida um grupo fascinante e entusiasmante.

2 comentários:

Tio Heartless disse...

deve ter sido bastante divertido ^^

não só para as crianças mas tambem para voces ^^

DA disse...

heartless, acredita que foi fantástico. foram três dias que valeram pelo ano todo de trabalho. :)
bjs, tks