domingo, 9 de agosto de 2009

Multiculturalidade



Voltando às actividades que apresentei com a minha colega no estágio...


Depois de termos reparado numa folha informativa sobre uma angariação de lápis-de-cor para crianças africana, em que os pais e os seus filhos poderiam participar, achámos óptima ideia abordar a Multiculturalidade com o grupo.

E porquê?
A cidadania é também respeitar o outro idependentemente dos seus traços físicos. É defender e querer criar harmonia entre si e os que estão à sua volta. Para um futuro promissor é urgente educar para uma mentalidade colorida, anti-racista e respeitadora.


"Educar para a multiculturalidade é abrir as portas a uma maior liberdade de escolha a todos os níveis: afectivo, social, profissional, cultural e estético.
(...)

A escola tem um papel fundamental e espera-se que seja capaz de conceber e implementar projectos e actividades, cujos objectivos e conteúdos, proporcionem igualdade de oportunidades para a aprendizagem de todos os alunos, promovendo e valorizando as suas entidades, a diversidade das suas línguas, revelando perspectivas diversificadas do mundo social. A educação multicultural deve ser anti-discriminatória e promover atitudes de cooperação, partilha e respeito por normas de convivência. Deve ser anti-racista, criando um clima de igualdade de oportunidades nas aprendizagens, baseado em atitudes de respeito e consideração pelas diferenças.
Estudos realizados sugerem que as crianças em idade pré-escolar já expressam reacções negativas relativamente a alvos e grupos étnicos. Devemos ajudar as crianças a desenvolver um conhecimento mais informado dos outros povos, tanto no passado como no presente. Este facto está directamente relacionado com as nossas responsabilidades em relação à educação para a cidadania de uma comunidade global independente.

Objectivos gerais:

- Educar as crianças no sentido de respeitar a diferença, promovendo atitudes de partilha e respeito por culturas e costumes diferentes dos nossos;

- Estimular o interesse pelo conhecimento do mundo e pela diversidade característica da espécie humana;

- Proporcionar às crianças diversas perspectivas do mundo que as rodeia;

- Observar e conhecer alguns meios físicos naturais distantes, quanto aos animais, plantas mais características e as formas de uma vida humana que neles se desenvolve;

- Promover actividades e jogos onde todos partilhem conhecimentos, valores, experiências estéticas específicas de cada cultura, de modo a reconhecerem, respeitarem e valorizarem as diferenças culturais;

- Identificar diferentes tipos de habitação, alimentação, vestuário e relacioná-lo com os respectivos povos;

- Experimentar a comunicação com indivíduos de outros países aprendendo e valorizando a riqueza cultural (receitas, canções, festas);

- Abordar outras línguas e a arte, como meio de apreciação de diferentes culturas."

(retirado em http://refugiados.net/a_crianca/multiculturalidade.htm)


Sem comentários: